Ações e Serviços

INTERVENÇÃO DIRECTA (ESTUDANTES)

Grupos de Mentalização

A mentalização é uma capacidade intimamente ligada à resiliência e à saúde mental, e as suas falhas estão associadas a vários problemas psicológicos e dificuldades nas relações interpessoais. Mentalizar é prestar atenção e tentar compreender os estados mentais, nossos e dos outros, que estão por trás das ações, o que ajuda a ir além das reações imediatas e dos aspetos mais superficiais do comportamento. Esta intervenção é feita em pequenos grupos de estudantes, por um número limitado de sessões.

Mais informações sobre mentalização e esta iniciativa:

Programa MBSR – Mindfulness-Based Stress Reduction

Programa psicoeducativo, cientificamente validado, de treino de competências de mindfulness. Os benefícios para a redução do stress, melhoria da atenção, concentração e funções cognitivas e metacognitivas, diminuição de sintomatologia depressiva e ansiosa, regulação emocional, promoção de competências relacionais e melhoria na saúde e qualidade de vida em geral tornam este programa particularmente relevante para a gestão das diferentes vertentes da vida académica. O programa é de cariz prático, experiencial e participativo e desenvolve-se num formato de grupo, articulando práticas de meditação mindfulness, consciência corpo-mente, alongamentos suaves e movimento mindful, exercícios psicoeducativos e partilhas em grupo. Envolve 8 sessões semanais de 2h30m + 1 dia intensivo de 7h (total 27h). Inclui práticas inter-sessões e requer compromisso dos participantes com uma prática diária.

Grupos Temáticos

São formados grupos organizados por temas comuns (exs.: transição para o mundo do trabalho, uso problemático da internet, preparação para exames) e criadas ações que podem funcionar no formato de grupos psicoeducativos, grupos de apoio ou workshops. A iniciativa pode partir do projeto ou dos estudantes, desde que reúnam um grupo mínimo de participantes com um tema comum de interesse.

Programa de Redefinição de Estilos de Vida

Intervenção individual e em grupo na área da Terapia Ocupacional, desenvolvida pela University of Southern California, orientada para o redesenhar de estilos de vida saudáveis. Dura 8 semanas e é dirigida prioritariamente a estudantes do 1º ano. Inclui áreas de intervenção como a gestão de stress, o sono, a atividade física, a alimentação, as relações sociais ou a gestão do tempo.

Mais informações sobre esta intervenção: https://chan.usc.edu/patient-care/faculty-practice/college-students

Corpo São, Mente Sã – Programa de Exercício Físico

Programa de atividade física baseada nos gostos e interesses individuais, dirigido a estudantes. Previamente à implementação, é feita uma avaliação do nível de atividade física, para que a intensidade do exercício se adeque às capacidades de cada um. O programa inclui atividades aeróbias e anaeróbias, sempre com elevado cariz funcional e lúdico, em contexto de grupo. Existe um menu de exercícios adaptados aos interesses de cada participante. Decorrem duas sessões de 1 hora por semana, ao final da tarde. A inscrição no programa é obrigatória, mas cada estudante participa apenas nas sessões que quiser. Exemplos de exercícios: caminhadas com bastões (nordic walking), no exterior ou em locais da cidade selecionados; trabalho de força com therabands; exercícios de equilíbrio em mini-trampolins; exercícios de flexibilidade adequados aos hábitos de trabalho prolongado em secretária; entre outros – sempre de acordo com os interesses e necessidades dos participantes.

Corpo São, Mente Sã – Workshops de Nutrição e Alimentação

Sendo a nutrição e a alimentação saudável um pilar fundamental da saúde, associando-se ao equilíbrio físico, mental e emocional, e representando os estudantes do ensino superior uma população de risco nutricional (crescente autonomia na escolha e preparação das refeições, limitação financeira, horários irregulares com períodos intensos de trabalho sedentário, risco de consumo excessivo de bebidas alcoólicas), decorre um ciclo de workshops destinado a melhorar a compreensão de como a alimentação pode ajudar os estudantes a ter maior rendimento escolar e a sentirem-se com mais vitalidade e energia no seu dia-a-dia. São cerca de 8 workshops com regularidade aproximadamente mensal, de teor mais prático ou informativo consoante o assunto, tocando temas como: nutrientes e alimentos para refeições saudáveis; técnicas de culinária saudável; refeições saudáveis rápidas; nutrientes e alimentos para performance mental e sono; entre outros. Os temas são definidos por votação dos estudantes.

Consulta Psicológica Individual

Apoio psicológico em resposta a pedidos relacionados com assuntos diversos, podendo ir de problemas comuns do dia-a-dia a situações de psicopatologia de maior ou menor gravidade. Os motivos dos pedidos podem vir da área pessoal e social, académica ou vocacional e da carreira (tomadas de decisão, dificuldades nas relações, lutos, problemas familiares, gestão do estudo, mudanças no estilo de vida, trauma, confronto com doença física, separações amorosas, dúvidas vocacionais, etc.) e envolver queixas e sintomas que aparecem em torno destas dificuldades ou sem causa aparente – ansiedade, depressão, somatização, dificuldades no sono, alimentares ou sexuais, pensamento suicida, descontrolo dos impulsos e das emoções, entre outros.

Consulta de Psiquiatria

Uma manhã por mês, para complementar, se necessário, o apoio aos estudantes em consulta psicológica individual, está disponível apoio psiquiátrico. Quando exista vaga, podem aceder à consulta de psiquiatria outros estudantes encaminhados pelo GAE ou outros elementos da comunidade da E2S que o solicitem atempadamente.

INTERVENÇÃO INDIRECTA (COMUNIDADE ESCOLAR)

Curso de Primeiros Socorros Psicológicos

Procurando dotar a comunidade da E2S de capacidade de resposta em situações de crise e emergência psicológica que possam surgir no dia-a-dia, são dinamizados cursos de primeiros socorros psicológicos dirigidos a estudantes, docentes e não docentes. Cada edição do curso tem a duração de 8 horas e inclui conceitos-chave e exercícios de simulação. Exemplos de situações potencialmente traumáticas que podem requerer primeiros socorros psicológicos: receber más notícias, sofrer ou presenciar acidente grave, testemunhar situações médicas graves, assaltos, episódios de violência ou agressão, entre outros.

Workshop de Identificação e Sinalização de Risco Psicológico

Workshop de curta duração em que se pretende que os participantes melhorem a sua consciência, atenção e capacidade de identificar situações de risco para o bem-estar e a saúde mental da comunidade da 2S, bem como os recursos formais e informais que podem ajudar a mitigar ou responder a estas situações. A workshop pode ser replicada diversas vezes, pretendendo-se que chegue a estudantes, docentes e não docentes.

Formação para Mentores (MESS – Programa de Mentoria)

A Comissão de Bem-Estar e Saúde Mental do Conselho Pedagógico da E2S lançou, no ano letivo de 2021-2022, o MESS – Programa de Mentoria na E2S, destinado a melhorar a integração pessoal e social de novos estudantes, evitar o abandono escolar e desenvolver competências transversais dos participantes do programa. Resultado da parceria com o MESS/Conselho Pedagógico, o Escola com REDE assegura formação de curta duração aos mentores do programa, em torno de competências relevantes para a mentoria definidas de acordo com as suas necessidades e interesses.

Grupos de Prática Reflexiva

Reconhecendo a sala de aula como contexto relevante para a saúde mental dos estudantes, esta intervenção consiste em dinamizar pequenos grupos (8 a 12 elementos) de prática reflexiva de docentes, que se encontram com regularidade aproximadamente quinzenal ao longo do ano letivo. A condução dos grupos privilegia a partilha de dificuldades e reações dos participantes, beneficiando a prática profissional e, simultaneamente, protegendo a sua saúde mental dos participantes. Intervenção dirigida a todos os que sintam interesse por explorar os desafios do trabalho pedagógico, com especial atenção para as dimensões interpessoais envolvidas.

Conversas sobre Saúde Mental

Em colaboração com a Associação de Estudantes da E2S, será lançado um ciclo de Conversas sobre Saúde Mental, com regularidade mensal e duração aproximada de 50 minutos, em alusão ao tempo frequentemente designado para uma sessão de psicoterapia. As conversas terão como alvo toda a comunidade da E2S e versarão temas seleccionados pelos estudantes. Cada conversa será moderada por um elemento da equipa do projecto e contará com a presença de pelo menos um convidado com experiência relevante no tema. Além do espaço para intervenções de todos os presentes nas conversas, haverá um levantamento antecipado de perguntas e/ou testemunhos de estudantes que serão trazidos para cada sessão. As conversas serão gravadas e, depois de editadas, tornadas disponíveis em podcast, contando-se para isso com apoio do Centro de Informática (CI) e do Gabinete de Comunicação, Imagem e Marketing (GCIM).

Protocolo externo de Psicoterapia e Apoio Psicológico para docentes e não docentes

O Escola com REDE prevê a criação de um protocolo com um serviço externo de psicoterapia e apoio psicológico que permita acesso facilitado a docentes e não docentes da E2S, beneficiando a sua saúde mental e, indiretamente, a dos estudantes.