Sobre o Projeto

O projeto Escola com REDE – Promover a Saúde Mental na ESS | P.PORTO foi um dos vencedores de um concurso lançado pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) em que se privilegiava a prevenção, a multidisciplinaridade, as intervenções em grupo, a literacia e a resiliência.

No nosso projeto, entendemos que a saúde mental não é simplesmente um assunto clínico, dos profissionais de saúde ou de quando alguém está doente ou atravessa dificuldades. A saúde mental é um assunto de toda a gente, de todos os lugares e de todos os dias. Por isso, é também reflexo da qualidade dos contextos e dos elos que ligam grupos e comunidades. Para cada pessoa, é um recurso precioso para poder viver a sua vida o mais possível à imagem das suas aspirações e do que para si tem significado.

Portanto, é algo a proteger e cultivar. No Escola com REDE, o nosso foco é preventivo e queremos contribuir para melhorar a saúde mental dos estudantes assumindo que todos os que vivem na ESS podem ser disso beneficiários e também agentes ativos.

Tentamos que o nosso impacto na saúde mental dos estudantes se alargue para lá das fronteiras mais tradicionais, pelo menos de três maneiras:

• privilegiando ações e intervenções com grupos, mais do que individuais;
  • desenvolvendo iniciativas de diferentes áreas disciplinares relacionadas com a saúde mental (em concreto, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia e exercício físico, nutrição, psiquiatria); e
  • desdobrando o projeto em ações DIRETAS, feitas junto dos estudantes cuja saúde mental pretendemos promover, e INDIRETAS, envolvendo agentes da comunidade da ESS que possam contribuir para tornar a Escola mais “amiga da saúde mental”.

É este o conceito de REDE no nome do projeto: por um lado, a rede representa o enriquecimento de elos na comunidade escolar que funcionem como apoio e fator protetor dos estudantes no seu percurso. Ao mesmo tempo, uma rede que ampara as inevitáveis quedas que pontuam esse percurso. Finalmente, a rede que ampara é também o trampolim que impulsiona e capacita de volta aos desafios, num exercício em que a travessia do equilibrista vai dando lugar à caminhada mais segura do viajante.

Queremos, pois, envolver a comunidade da ESS numa cultura de atenção, cuidado, debate e reflexão regular sobre temas relevantes da saúde mental. Contamos com todos, e cada vez mais, para que Escola com REDE não seja apenas o nome de um projeto e se torne uma realidade palpável no nosso dia-a-dia.